Iniciativas

Mulheres de sucesso orientando garotas brilhantes.

PROGRAMA PÚLSAR


O nome do Programa PÚLSAR faz referência à pulsar, um tipo específico de estrela que irradia luz intensamente em intervalos regulares e tem um forte campo magnético. Nossas estrelas púlsar são as mentoras, uma rede de mulheres que são referência em suas áreas de atuação, que irradia conhecimento e motiva garotas entre 15 a 18 anos. Dessa forma, como uma equipe, as adolescentes podem desenvolver seu potencial e realizar suas aspirações profissionais, enfatizando o seu talento (para que elas se descubram e se desenvolvam), encorajando-as a prosseguir a sua formação (educação formal) e proporcionando orientação adequada para vencerem suas limitações e alcançarem seus objetivos.

A metodologia utilizada é baseada no modelo “learning by doing” (aprender na prática), e dessa forma, as adolescentes podem ser as protagonistas de seus destinos. Ela é orientada à promoção da curiosidade, exploração, descobrimento, interação e criação de conteúdos, bem como à reflexão e conexão dessa forma de aprendizado com o dia a dia das garotas.

ONDE ESTAMOS?


A iniciativa já acontece em Madri e Barcelona, na Espanha, e em março de 2017, foi implementada pela primeira vez no Brasil, em formato piloto, com cinco adolescentes e mentoras.


Durante o programa, as meninas, juntamente com as suas mentoras, trabalham nas seguintes competências e, em cada sessão, trabalham em um desafio específico baseado no plano geral do programa.

MENTORIA


"A capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um laço em comum. É a capacidade de mover-se totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo de outra pessoa. Essa é a essência da comunicação bem-sucedida... é o instrumento definitivo para gerar resultados com outras pessoas.”.

Anthony Robbins, “Unlimited Power”, 1986

Durante o processo, cada mentora direciona e orienta o desenvolvimento da adolescente, criando um vínculo de compromisso entre elas, ao compartilhar experiências e opiniões que contribuirão para o crescimento pessoal e profissional tanto da mentora quanto da mentorada.

Os pilares da mentoria devem ser baseados em confiança, confidencialidade, transparência e o desejo de se desenvolver.

QUEM?

O grupo de mentoras do Programa Púlsar é formado por mulheres que exercem um sólido papel de liderança nos mais diversos âmbitos da sociedade (educativo, empresarial, econômico, entre outros). Elas consideram fundamental reduzir as diferenças sociais de gênero que existem e são motivadas a inspirar as meninas participantes compartilhando suas próprias vivências e experiências.

POR QUÊ?

O relatório PISA* revela que meninas têm pior desempenho em matemática e ciências devido à falta de confiança em si mesmas; 10% delas se julgam mais despreparadas do que os rapazes para entrar no mercado de trabalho; e o percentual de meninos que afirmam participar de atividades e práticas para prepará-los para a vida profissional é maior que o de meninas – disparidades ainda piores em classes sociais menos favorecidas. Os pais e as instituições de ensino são fundamentais para o avanço da igualdade de oportunidades para ambos os gêneros. Desta forma, é possível diminuir essa lacuna e incentivar as meninas a desenvolverem todo o seu potencial e garantirem seu próprio crescimento, contribuindo para o bem-estar da sociedade.

* Ministério da Educação, Cultura e Desporto : PISA em FOCUS Nº49. O que sustenta a desigualdade de gênero na educação ?