WORKSHOPS DE TECNOLOGIA

WORKSHOPS DE TECNOLOGIA PARA CRIANÇAS

Actividades de criação digital (videojogos, robótica, design 3D e impressão, etc.) lideradas por voluntários da Fundação everis que, através do trabalho desinteressado, ensinam estas oficinas para crianças entre os 7 e os 15 anos de idade. Através dessas atividades, estimula-se o pensamento computacional, que estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas, gerando interesse pela tecnologia.

Assista ao vídeo

Estamos em um mundo cada vez mais digital e tecnológico, que afeta a maneira como nos relacionamos e nos comunicamos. A demanda de profissionais no campo das TIC está aumentando ano após ano, mas os jovens que escolhem estudar neste campo, e especialmente no caso das meninas, está caindo.
De fato, estima-se que até 2020 na Europa haverá 825.000 vagas.

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia e requer um maior ou menor grau de domínio e competência digital para qualquer profissional. Os desafios e debates sobre os progressos realizados e as mudanças em nossa sociedade exigem reflexão e a participação dos cidadãos, que só podem ser informados corretamente com uma educação científica e tecnológica adequada.

A fundação everis, com o apoio do CLOQQ e Connect Americas, estamos comprometidos com iniciativas que preparam jovens talentos e novas gerações no campo STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática). Organizamos oficinas práticas de criação digital para crianças e suas famílias que incentivar o interesse dos jovens pelas vocações científico-tecnológicas.

AS OFICINAS

Voluntários da everis são treinados em seu tempo livre para dar essas oficinas para crianças e familiares de seus cônjuges, e também para crianças e jovens pessoas em risco de exclusão social.

Devido às diferentes soluções tecnológicas para inovação educacional, as crianças criam e concebem o seu próprio robô ou o seu próprio jogo, dominam o uso da impressão 3D ou desenvolvem aplicativos para celular usando Scratch, Lego Wedo, Makey Makey, Raspberry Pi ou impressoras 3D, entre outros.

As atividades são para crianças e também para os pais, que as acompanham. Enquanto as crianças constroem suas próprias versões do R2D2 ou do BB-8, os adultos criam uma versão do jogo Arkanoid que eles jogaram quando jovens. Ao terminar, eles explicam um para o outro as atividades que fizeram.

MÃOS À OBRA!

Um exemplo de nossas oficinas