Programa Púlsar: everis lança projeto de mentoria para meninas adolescentes

Pulsar

Valorizar o potencial, o talento e as aspirações profissionais de jovens entre 15 e 18 anos é o objetivo deste programa de mentoria, que conectará garotas com mulheres que são referência no mercado brasileiro.

everis, multinacional de consultoria que oferece soluções de estratégia e de negócios, do Grupo NTT DATA, anuncia, por meio de sua Fundação, o lançamento do Programa Púlsar. Trata-se de uma iniciativa que visa a conectar jovens adolescentes entre 15 e 18 anos com uma rede de mulheres influentes, para que elas possam descobrir e desenvolver seu potencial para alcançar suas aspirações profissionais, focadas em seus talentos. A ideia é encorajar as adolescentes a prosseguirem em sua formação, por meio da educação formal, sem limitar seus objetivos a qualquer condição de gênero.

O grupo de mentoras do Programa Púlsar é formado por mulheres que exercem um sólido papel de liderança nos mais diversos âmbitos da sociedade (educativo, empresarial, econômico, de inclusão social) e que consideram fundamental reduzir as diferenças sociais de gênero que existem na sociedade. Elas são motivadas a inspirar as meninas participantes compartilhando suas próprias vivências e experiências, para que essas garotas possam desenvolver seus potenciais e atingir suas aspirações profissionais.

O Brasil é o primeiro país na América Latina para o qual a everis traz o programa, por meio de sua Fundação. Na Espanha, o projeto está em sua segunda edição e vem alcançando grande sucesso. A metodologia utilizada é baseada no modelo “learning by doing” (aprender fazendo), que busca apoiar as adolescentes e dar atenção aos seus talentos, encorajando-as a concluírem sua formação e educação formal e a serem protagonistas de seus próprios destinos. Ela é orientada à promoção da curiosidade, exploração, descobrimento, interação e criação de contatos.

“Os excelentes resultados obtidos na primeira edição do programa na Espanha serviram de inspiração para aprimorar a metodologia, criar ferramentas para o fomento do relacionamento entre as participantes, aumentar o número de meninas e mentoras, e, sobretudo, levar essa experiência para outros países”, afirma Karla Alarcón, diretora da Fundação everis. Para ela, a decisão de começar essa expansão do programa pelo Brasil deve-se ao fato de o País ter elevadas taxas de desigualdade de gênero e pelo empenho das brasileiras em empoderar as mulheres. “As mulheres brasileiras vêm se empenhando cada vez mais nessa questão de gênero e atuam ativamente nessa questão. Esse movimento gera um ambiente propício para realizarmos iniciativas como o Programa Púlsar.”

No Púlsar, que terá duração de sete meses, as meninas, com a colaboração das mentoras, trabalharão e desenvolverão competências como habilidades pessoais e sociais, geração e seleção de ideias, autonomia e iniciativa pessoal, comunicação, entre outras. Em cada sessão, um objetivo específico é destacado. Nesta primeira edição, participam seis mentoras e seis adolescentes de uma escola pública de São Paulo.

sexta-feira 30 Outubro 2020
Pitchday das startups do VI Prêmio Empreenda Saúde
sábado 24 Outubro 2020
Trilhando futuro: perspectivas e possibilidades | Evento para mentoradas do Programa Púlsar