Sala de Imprensa

Prêmio Empreenda Saúde 2017: everis anuncia os cinco finalistas

Prêmio Empreenda Saúde 2017

Foram analisados 217 projetos inscritos, 

propondo soluções inovadoras para a saúde, por meio da tecnologia.

Este ano, empreendedores e pesquisadores de todos os estados brasileiros contribuíram com 217 iniciativas, que foram submetidas à avaliação da comissão julgadora da terceira edição do Prêmio, número um pouco superior ao da edição passada. A seleção das ideias mais inovadoras ficou a cargo de uma equipe de renomados representantes das áreas de ensino, pesquisa e inovação, além de empresários das mais diversas esferas da saúde, que analisou critérios de aplicabilidade (relevância do problema), inovação e nível de contribuição para a melhoria do sistema de saúde (tamanho da população beneficiada).

 

Os cinco autores finalistas farão uma apresentarão presencial de seus projetos aos membros do corpo de jurados e da comissão avaliadora do Prêmio em um evento fechado no próximo dia 26 de outubro, durante o HIS – Healthcare Innovation Show 2017, na São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - São Paulo.

 

O Prêmio Empreenda Saúde é uma iniciativa da everis, multinacional de consultoria que oferece soluções de estratégia e de negócios, do Grupo NTT DATA, que tem por objetivo estimular profissionais e estudantes de diferentes áreas a desenvolverem projetos que possam contribuir para a melhoria das práticas, processos, tecnologias e métodos de gestão no setor de saúde, aplicada em três áreas: Assistência Integral à Saúde; Eficiência em Produtos e Processos Assistenciais, e Mecanismos de Integração Educacional e Saúde. 

 

“Buscamos contribuir com o desenvolvimento de novos talentos por meio de incentivos das boas práticas, além de estimular o espírito inventivo e de superação nos futuros empreendedores, nas mais variadas áreas, seja na saúde, tecnologia ou desenvolvimento. Acreditamos que novas ideias podem trazer grandes contribuições para o aprimoramento do setor de saúde no País e a premiação só nos mostra que, a cada ano, a disputa está ficando mais acirrada pela qualidade e maturidade de muitos projetos que temos recebido. Nesta edição, tivemos inscrições de todos os estados, com muitas ideias voltadas para Internet das Coisas, demonstrando que as novas tecnologias estão cada vez mais no radar de quem trabalha e pesquisa soluções para transformar o setor de saúde brasileiro”, afirma Raphael Bueno, sócio da área de Health da everis e responsável pela iniciativa no Brasil.

 

Para o Dr. Luiz Fernando Lima Reis, diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e membro da comissão avaliadora e do corpo de jurados da premiação, é muito importante criar oportunidades como essa, para que jovens pesquisadores e instituições mostrem suas descobertas. “O que destaca ainda mais o Empreenda Saúde é o empenho para transformar projetos em realidade, fazer com que todo o esforço aplicado durante o processo de inovação não termine exatamente na fase crítica de chegar ao mercado, de transformar conhecimento em produtos ou processos que de fato beneficiem a sociedade. É esse esforço que queremos estimular.”

 

Projetos finalistas do Prêmio Empreenda Saúde 2017

 

WHEELIE - Tecnologia inovadora para dirigir cadeira de rodas

Paulo Pinheiro (Campinas – SP)

 

Wheelie é o primeiro programa de computador no mundo capaz de reconhecer quase uma dezena de expressões faciais e traduzi-las em comando para controlar cadeira de rodas motorizadas e equipamentos eletrônicos, sem a utilização de sensores corporais e com altíssima eficiência.

 

Oxiot

Edson Costa (São Paulo – SP)

 

A Oxiot monitora o consumo de oxigênio medicinal por paciente em home care e hospitais, combinando hardware e software no conceito de Internet das Coisas (IoT), e tem por objetivo salvar vidas facilitando a cadeia de oxigeno terapia.

 

Plataforma instável como controle de games para reabilitação

Dalton Kina (Catanduva – SP)

 

Plataforma física com características particulares de instabilidade customizável, de acordo com as condições de cada paciente. Dotada ainda de sensores inerciais, que permitem que ela funcione como controle de games voltados para a reabilitação.

 

Device de leitura multiespectral para analitos sanguíneos

Marcelo Teixeira de Souza (Ribeirão Preto – SP)

 

Device para análise bioquímica do plasma sanguíneo humano de forma não invasiva. O aparelho é capaz de detectar glicose, ácido láctico, cortisol, ácido úrico e possivelmente outras moléculas, sem gerar dor ou qualquer tipo de desconforto ou risco ao usuário.

 

#laurabot

Marcelino Costa (Curitiba – PR)

 

Robô cognitivo gerenciador de riscos capaz de gerar alertas precoces de desenvolvimento da sepse, reduzindo o tempo entre a suspeita e a administração do antibiótico, de 13 horas, média brasileira, para apenas três horas.

Eventos

sexta-feira 30 Outubro 2020
Pitchday das startups do VI Prêmio Empreenda Saúde
sábado 24 Outubro 2020
Trilhando futuro: perspectivas e possibilidades | Evento para mentoradas do Programa Púlsar
quinta-feira 15 Outubro 2020
Reunião do Júri do VI Prêmio Empreenda Saúde

Últimas notícias

sex, 23/10/2020 - 17:52
Logo do VI Prêmio Empreenda Saúde 2020

Em evento realizado no dia 15/10 on-line, os jurados escolheram as seis startups finalistas da premiação, cujas aplicações responderam ao tema: “A nova realidade da saúde em meio à crise” e que concorrem a R$ 50 mil e a serviços de assessoria em empreendedorismo tecnológico.

sex, 09/10/2020 - 21:38
Imagem de um idoso com os dizeres soluções em blockchain para reduzir a violência contra mulheres, crianças e idosos - blockchain challenge

Com um vencedor e três projetos reconhecidos como os mais valorizados, o Desafio “BlockchAngel” do IDB Lab e da fundação everis foi concluído no âmbito do LACChain, que busca soluções baseadas em blockchain para mitigar a violência doméstica que afeta mulheres, crianças e idosos. 

O vencedor e os três projetos mais valorizados pelo júri receberão um pacote de apoio comercial, técnico e tecnológico para o co-desenvolvimento e implementação de uma solução para essa problemática.

seg, 05/10/2020 - 22:15
Imagem de um idoso, uma mulher e uma criança com a palma da mão levantada remetendo à ideia de "basta, isso tem que parar".

Um sistema de registro e denúncia de crimes on-line e com validade legal ou um aplicativo oculto e gratuito capaz de proteger as vítimas por meio de sistema de vídeo, voz e geolocalização estão entre os finalistas do Desafio.

sex, 17/07/2020 - 20:20
Logo do VI Prêmio Empreenda Saúde 2020

Este ano, o prêmio terá uma edição especial – 100% online, com o tema “A nova realidade da saúde em meio à crise”, em função do cenário crítico na área de saúde.

As startups devem inscrever seus projetos inovadores de 21/7 até 15/9 para concorrer a R$ 50 mil e serviços de assessoria em empreendedorismo tecnológico.